Livros infantis que buscam ajudar as crianças a compreenderem o que acontece com seus avós .

Nossos avós são sempre aqueles que têm um conselho sábio e também nos mimam um pouco! Nesse Dia dos Avós queremos trazer esse sentimento bom que só os vovôs e as vovós sabem fazer a gente sentir!

Para isso selecionamos alguns livros e que com certeza celebram a relação entre avós e netos.

1-Sopa, de Raquel Cané

sopa.jpg

Por meio de belíssimas ilustrações e de um texto delicado e poético esse livro nos apresenta a pureza das lembranças da infância e da relação que se tem com uma avó. Sopa nos faz viajar pela memória e relembrar cheiros e sensações que nos enchem de felicidade. O livro ainda trás uma receita simples de sopa de abóbora.

2-A Nova Vovó, de Elisabeth Steinkellner

nova%20vovojpg.jpg   A vovó de Fini mudou; sua adorada independência ficou no passado: ela não consegue mais fazer as coisas sozinha. Por isso, se mudou para a casa da neta.      Mas se adaptar à nova rotina não está sendo fácil para ninguém na família... Até que Agatha é contratada para ajudar. E todos entendem que mesmo um pouco    diferente da antiga, a nova vovó também precisa de respeito. Solidariedade, paciência e dedicação são costuradas com lirismo nesta bela e comovente história        sobre envelhecimento, família e amizade.

3- Avô, Conta Outra Vez, de José Jorge Letria e André Letria

avo%20conta%20outra%20vez(1).jpg  Que avô ou avó não deseja contar aos netos as histórias que permaneceram na memória da sua infância? Que neto não gosta de ouvir aquilo que os     avós, com mais tempo e tranquilidade que os pais, têm para lhes contar? Este livro de José Jorge Letria e André Letria, pai e filho com vasta obra já criada     em parceria, celebram esses momentos mágicos que são os de partilha de memórias e de comunicação afetuosa entre os mais velhos e os mais novos,   todos sem idade no momento da festa de contar e ouvir contar. Um livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura         que é capaz de unir gerações. Esta obra lembra que palavras são capazes de transmitir além de histórias, mas o valor de toda uma vida!

4-Guilherme Augusto Araujo Fernandes, de Mem Fox

guilherme_augusto_araujo_fernandes_135_1

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Quando   soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é     algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente... Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes '  maravilhosos', conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

5-O avô de Margareth, de Vera Dias

download.jpg

 O avô de Margareth não era um avô comum. Era diferente de todos os que ela já ouvira falar. Amor, respeito, compreensão, sensibilidade e perdas, envolvem      personagens de gerações diferentes, num texto terno e cheio de emoções.

6-Um casório na Lua, de Neusa Sorrenti e Simone Matias

um%20casorio%20na%20lua.jpg

 O livro conta, de modo terno e poético, a história de crianças que convivem com as modificações no comportamento da avó acometida pelo mal de   alzheimer. Elas entram nas suas divagações e sonhos, compactuando-se com eles. O clima de respeito e compreensão perpassa todo o texto, bem como o   entendimento da realidade vivenciada pela mãe e pela cuidadora, sempre preocupadas e atentas até o dia em que percebem que a avó 'precisava     descansar' e vai construir uma nova união feliz com o avô que a espera na estação de um trem iluminado de estrelas.

7-Minha avó, sua avó | Autor: Florence Noiville 

Minha%20avo%20sua%20avo%20.jpg

Um livro para ser compartilhado entre avós e netos. Assim pode ser definido o delicioso minha avó, sua avó, lançamento da Cosac Naify. Escrito pela     francesa Florence Noiville em homenagem a Madeleine, a avó da autora, a obra traz, além de uma breve biografia da avó dela, diferentes propostas de     atividades para os pequenos leitores resgatarem a história de suas avós.

Com essas dicas, que tal criar um momento de leitura bem gostoso entre avós e netos? Ou, então, entre pais e filhos, para falar sobre, para recordar?

Aproveite bem esse amor incondicional, dê um Feliz Dia dos Avós!

Postado em