Atividades de lazer e entretenimento voltado à idosos

O envelhecimento da população brasileira, causado entre outras coisas pela melhoria na qualidade de vida da população, fez aumentar a oferta de serviços e opções de lazer e cultura para a terceira idade e são capazes de transformar o cotidiano em algo divertido, prazeroso e proveitoso.

Deve ser considerado que, na terceira idade é quando o idoso terá tempo para o desenvolvimento de hobbies e adquire liberdade para aproveitar a vida fazendo atividades que o atraem. As dicas de entretenimento para quem passou dos sessenta anos são inúmeras e, por isso, listamos 7 atividades especiais para esse grupo de pessoas. Veja a seguir!

1. Dança

Essa atividade é muito prazerosa, exercita o corpo e ainda induz a socialização, além de trabalhar a memória e reduzir o estresse. A prática da dança previne a depressão, sendo uma atividade muito recomendada para as pessoas da terceira idade com o intuito de trabalhar o físico, o mental, o sentimental e a socialização.

A dança é uma atividade que pode ser praticada de forma individual, em dupla ou grupos. Pode ser uma oportunidade para fazer amigos, aproximar casais e estimular as funções orgânicas do corpo.

_6K_3d7X_o9m8YDWgZ1Ww-yMleOq7qHQrFcBTcNn

 

2. Grupos de leitura

Nada mais prazeroso do que juntar alguns amigos e ler um bom livro em turma. Os grupos de leitura para a terceira idade são ideais para socialização, além de garantir o bom funcionamento do cérebro. A leitura ainda traz uma extensa lista de benefícios à mente, pois transporta o leitor para o mundo da imaginação e instiga a criatividade.

3. Aprendizagem de novos idiomas

Conhecimento nunca é demais e o estudo trabalha a mente. Manter a mente afiada é importante para as pessoas de todas as idades, mas torna-se ainda mais importante à medida que envelhecem. Dedicar-se a um novo idioma é uma atividade super indicada para as pessoas com 50 anos ou mais.

4. Cultivar um jardim

O trabalho com a terra é desestressante e muito relaxante, além de que eleva a autoestima quando os resultados passam a aparecer. Mesmo em locais pequenas e apertados, é possível montar uma horta ou um jardim, o que é muito interessante para os idosos.

Consumir produtos plantados por si mesmo, ouvir os elogios vindos de terceiros a respeito das suas flores e hortaliças, e o estímulo de saber que existem vidas dependendo do seu cuidado trazem mais vigor ao dia a dia do idoso. Essa atividade também trabalha a criatividade e a memória, beneficiando outras áreas do cérebro.

hscLmVCstjkRkd2CjDl9k1siIK37MAQApz5cGwg2

5. Praticar esportes

A prática de esportes combate o sedentarismo, trabalha o corpo, distrai a mente e abre oportunidade para ter contato com os amigos e se aproximar de novas pessoas. Seja em uma praça, um centro poliesportivo ou uma academia é importante que esportes sejam realizados.

6. Criação e restauração

Estimular a criatividade e a imaginação através das artes, carpintaria e costura é uma forma de manter a mente ativa. Esse processo gera a satisfação de ver um projeto concretizado. O mesmo ocorre com restaurações de pinturas, carros, enfeites, móveis, entre outras coisas que requerem mais níveis de detalhes que podem ser muito positivos para a saúde e o bem-estar do idoso.

7. Caminhar

As caminhadas podem ser realizadas em grupos ou de forma individual. Essa atividade não só promove o convívio social, como também melhora ritmo cardíaco e possibilita que sejam conhecidas novas paisagem e regiões.

Existem alguns grupos de idosos que promovem e organizam caminhadas com algumas associações da terceira idade para atrair a atenção de outras pessoas para determinados problemas como Alzheimer, esclerose múltipla, entre outros.

KYKs9vkdx5TViREjQMOcl1AKtFzeOEv83t4Ajt19

As opções de lazer para terceira idade são inúmeras, basta escolher as preferidas. Todas elas incentivam a socialização e independência do idoso e, acima de tudo, evita sérios problemas, como a depressão e o sedentarismo, por exemplo. Os resultados vão além da simples distração e são capazes de beneficiar qualquer pessoa.

Agora que você já conhece algumas opções de lazer para terceira idade, que tal visitar a Sênior Showroom e conhecer a variedade de produtos que podem facilitar nas atividades de lazer do seu dia a dia. Confira!

Postado em